quarta-feira, 21 de setembro de 2011

... Preparar o Inverno...


Após um periodo de férias e de reflexão, estou de volta!

Durante as férias, se por um lado há mais descanso, por outro há mais excessos. Quase inevitavelmente caímos na tentação dos petiscos. As mudanças de ritmo também não ajudam e como se este desgaste não bastasse, o stress do fim das férias estraga o resto. Este ano guardei uns dias para reflectir sobre estas questões e desintoxicar o corpo e a mente.
Com o corpo a recuperar de um ligeiro desequilibrio, a aposta forte voltou a ser a alimentação equilibrada e com muitas vitaminas fresquinhas. Decidi preparar-me para o Inverno com um reforço do sistema imunitário que adquiri na farmácia para tomar 10 dias por mês durante 3 meses, uma vez que no passado os resultados foram muito positivos.

Quanto á mente... ter a companhia de um bom livro e apreciar os últimos raios de sol dos dias quentinhos que ainda nos restam é sem dúvida uma escolha muito saborosa, no entanto muito pouco activa. O exercicio físico é importante, agora mais do que nunca. Desprovido dos típicos objectivos estéticos, relacionados com as preocupações com o que mostramos aos outros na praia, manter o corpo activo no inverno previne o frio e melhora o funcionamento dos orgãos e do sistema imunitário, já que estes ficam mais vulneráveis pela acção de maiores quantidades de virus e bacterias na estação fria.

O tipo de exercício a praticar deverá adequar-se ao gosto de cada um, tendo em conta que não deve ser executado em excesso, mas sim de um modo moderado, sem grande esforço.
Diversos estudos têm demosntrado que a prática de yoga revela ter beneficios importantes nos doentes de Crohn sobretudo na prevenção das dores e problemas articulares associados à doença. A aprendizagem do controlo da respiração, os exercícios de relaxamento, as posturas características da prática e toda a atmosfera criada, são na minha opinião, beneficos a qualquer praticante, por proporcionarem um verdadeiro e profundo alívio do stress.
Deixo no ar o convite à reflexão...  neste inverno de dificuldades que vamos viver, com menos dinheiro, mais doentes, mais dificuldades, menos qualidade de convivencia social, parece-me fundamental pensar, definir objectivos e traçar estratégias para manter o corpo e mente saudaveis...
Por mais que se pense que os outros não nos afectam, a verdade é que não somos imunes à influencia de um viver social "doente". Está comprovado que o stress e as preocupações são grandes inimigos da saude... mastigamos pior, fazemos escolhas pouco ponderadas do que comemos ou bebemos, respiramos pior, dormimos pior, contraímos mais os musculos do corpo de modo involuntário causando tensões e dores desnecessárias, que combatemos com medicamentos também eles evitáveis, para não falar de mais mil e um efeitos negativos... 
Como uma planta jovem que cresce, tem que encontrar o caminho mais luminoso nutritivo e protegido dos elementos, dentro das suas possibilidades, para ter um bom futuro, cabe-nos aproveitar a companhia destes ultimos raios de sol e fazer um projeto equilibrado para minimizar as adversidades e atravessar a tempestade com um sorriso consistente no rosto.

Sem comentários:

Enviar um comentário