sexta-feira, 21 de outubro de 2011

DII no feminino



A condição feminina tem algumas particularidades que frequentemente influenciam a vivencia da DII. Características como a maior influência do stress, alterações de humor ou uma certa dose de intransigência são genericamente atribuídas às mulheres pelos homens e salientadas como aspectos negativos da nossa natureza.

A verdade é que as alterações hormonais são manifestamente maiores nas mulheres do que nos homens. Estas variações hormonais são frequentemente responsáveis por alguma instabilidade emocional e maior vulnerabilidade ao stress. Sabe-se hoje, que as oscilações hormonais podem influenciar negativamente a DII, quando esta se encontra numa fase activa. Por outro lado, a inflamação causada pela actividade da doença, pode implicar igualmente, alterações hormonais que provocam, por vezes, modificações no ciclo menstrual. Acrescendo a tudo isto o facto de o stress ser ter um efeito muito negativo sobre a doença, podemos dizer que a condição feminina pode implicar uma maior vulnerabilidade aos sintomas da DII.
 
Na semana que antecede a menstruação, e durante o período menstrual é frequente sentir que os sintomas da DII se agravam, sendo da maior importância perceber se estes sintomas estão relacionados com o ciclo menstrual, ou se significam de facto um agravamento da doença.
 
«Uns dias antes da menstruação, parecemos dignas de uma determinação quase heróica que nos leva a ter uma compulsão por libertar a secretária de trabalho, e limpar a casa de todo o lixo e bugigangas que acumulamos. Quem nunca reparou que nesses dias nos surge muitas vezes uma vontade, sem sentido, de livrar a carteira dos mil e um talões de compras que lá ficam esquecidos? Já com a companhia de alguma impaciência, "lá vamos andado" sem particular entusiasmo pelos disparates dos outros (já se começam a formar as nuvens no horizonte que adivinham a tempestade dos dias seguintes).

Depois... quem não conhece aqueles dias em que tudo parece conspirar contra nós, numa articulação perfeita de má sorte?

A paciência que já se adivinhava menor com o toque do despertador, piora com a pressa intestinal, que nos faz saltar da cama subitamente, e esgota-se na indecisão do que vestir... A barriga dói e a dor parece espalhar-se pelos rins, pelas pernas e irradiar até à cabeça... Ai!... É então que olhamos para o relógio e vemos que estamos atrasadas, com tudo isto, não sabemos da chave ...

O dia começa assim... e ainda não saímos de casa... resmungamos e sopramos para tentar aliviar...

Se alguém ousar, dizer uma só palavra sobre o nosso "mau feitio", ou sobre a adolescência tardia expressa numa borbulha lindíssima que se perfila no meio da nossa cara, terá no mínimo, a sorte de ser atropelado por um berro bem alto!... e o dia continua... sempre repleto de peripécias bizarras que nos fazem acreditar que "há dias em que não devíamos sair da cama!"»
 
Este enigma tem-me acompanhado ao longo da vida, e entre as mil e uma estratégias que experimentei para melhorar a situação, consegui encontrar um conjunto que parece ter resultados muito positivos.

As dores abdominais parecem melhorar muito com a prática desportiva. Não consigo explicar a relação directa, porém verifico que nos meses em que pratico regularmente exercício físico, as dores menstruais são muito mais ligeiras. Apesar de não melhorar as dores que se fazem sentir, tenho verificado que ter os pés frios agrava bastante o desconforto.
 
Alguns médicos defendem que a toma de um anti-inflamatório nos dias que antecedem o período menstrual faz com que os sintomas diminuam, porém, todas as situações devem ser avaliadas por especialistas e eu não sou muito fã da medicação se houver outras soluções que possam, pelo menos, reduzir a dosagem medicamentosa.
 
Relativamente ao intestino apressado na semana anterior e durante o período menstrual, muitas mulheres têm a sensação de que comeram uma mousse de chocolate inteirinha todos os dias... para melhorar esta situação, opto por comer alimentos cozinhados de forma mais simples, com menos gordura, açucares e fibras insolúveis. Não sendo uma dieta muito rigorosa, manter algum cuidado com a alimentação nestes dias pode aliviar o desconforto intestinal.
As mulheres que tomam contraceptivos hormonais têm aqui a melhor de todas as estratégias. Regular o contraceptivo de modo a que o primeiro dia do período menstrual seja o Sábado. Assim, podemos mesmo ficar por casa, sem vestir nada apertado e não chegamos atrasadas ao trabalho, não é fantástico?!

Relativamente aos métodos contraceptivos hormonais de toma oral, mantive durante algum tempo dúvidas relativamente ao efeito dos mesmos na DII e da DII na sua eficácia e segurança. O facto é que a frequente ocorrência de diarreias pode comprometer a absorção dos comprimidos. Embora a toma da pílula se mostre segura na Colite Ulcerosa, não está totalmente comprovado contributo para o agravamento da Doença de Crohn. Apesar de considerar que todos os casos devem sempre obter o melhor aconselhamento junto do médico assistente, não é demais lembrar que actualmente existem terapêuticas contraceptivas hormonais com igual eficácia à da pílula sob a forma de anel, adesivo ou implante, cuja segurança parece ser maior nos casos de DII.

Voltando a falar "daqueles dias do mês", já repararam que transpiramos mais e que o nosso suor tem um cheiro mais forte nestes dias? A solução passa por dois pontos fundamentais: higiene e alimentação. Quanto á higiene nem é preciso dizer nada porque todas sabemos quanto um banho quente consegue ser a única coisa que corre bem nestes dias (ás vezes a "conspiração cósmica" faz acabar a água ou o gás a meio, cuidado). Relativamente á alimentação, devemos evitar comer cebola (ceboladas, escabeches, saladas com cebola crua, etc) e alho durante estes dias uma vez que a sua ingestão intensifica o odor desagradável do suor.

Embora se transpire mais, uma menos actividade e maior sensação de cansaço e fraqueza durante e imediatamente após o período menstrual é muito frequente. Ficamos mais vulneráveis a constipações e outras doenças que quando surgem antes parecem agravar-se durante estes dias... Tudo isto se deve ao processo da menstruação, como sempre, a solução passa por respeitar o corpo, hidratar convenientemente, resguardar-nos das diferenças bruscas de temperatura e ambientes fechados com muita gente... O descanso e a alimentação rica em vitaminas e ferro revestem-se de particular importância. os esforços excessivos devem ser evitados e privilegiados os períodos de descanso e repouso.

Nas mulheres mais vulneráveis aos "ataques hormonais" é frequente sentir uma profunda angustia injustificada, sentimentos de incompetência, insegurança e solidão. Identificar os sintomas limitando-os ao que os motiva, poderá ajudar a conviver melhor com os "picos" emocionais/ hormonais. Não nos podemos esquecer que um dia pode melhorar quando o fazemos acabar mais cedo, tentar chegar cedo a casa e dormir cedo pode ser uma importante estratégia.

Os que nos são mais próximos devem ser informados da nossa maior fragilidade para adaptarem o seu nível de exigências e tolerância relativamente a nós... quando regulamos o inicio da menstruação com o fim de semana podemos sempre garantir o nosso refugio libertando os que nos são próximos para actividades que gostam e nas quais a nossa interacção/ intervenção não é determinante ( jogar playstation, sair com amigos, visitar alguém, ver um filme).

A condição feminina tem características especiais que exigem uma maior sensibilidade e intuição... Aspectos que os homens sabem reconhecer, valorizar e apreciar. Os mistérios da nossa natureza tornam-nos diferentes... Como não nascemos com um manual de instruções, a nossa ferramenta mais preciosa é o autoconhecimento, pois só reconhecendo a "voz" do funcionamento do nosso corpo, podemos encontrar soluções simples para o desconforto que nos perturba.

Sem comentários:

Enviar um comentário