quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Suplementos vitaminicos: Amigos ou inimigos?


Este ano de calor invulgar para a época, tem trazido consequências pouco agradáveis a todos. A vivência de fortes amplitudes térmicas e a intensidade solar faz-nos sentir mais cansados e fracos. Por outro lado, as temperaturas elevadas fizeram com que as verduras e os frutos se desenvolvessem rápida e precocemente com prejuízo da sua qualidade e nutrientes.  
De modo a solucionar o cansaço e a anunciada falta de vitaminas muitos são aqueles que optam pela toma de suplementos multivitaminicos, sem prescrição médica.
Hoje na imprensa foi divulgado um estudo sobre os efeitos negativos da toma generalizada deste tipo de substancias (estudo), onde a mensagem mais importante a reter é "não há qualquer beneficio na toma deste tipo de suplementos quando o organismo não apresenta carências  nutricionais".
As evidencias de que o melhor para a saúde passa pela alimentação, exercício e descanso equilibrados  são conhecidas de todos nós, mas nem sempre muito simples de conseguir pôr em prática.
Os produtos biológicos prometem ser uma alternativa alimentar mais saudável, mas são caros e, apesar de serem vendidos como tal, ninguém nos consegue garantir a total isenção do uso de fertilizantes sintéticos ou pesticidas no cultivo dos mesmos. Uma importante ajuda parece estar na planificação das refeições. Decidir o que comer com antecedencia, planificando refeições para a semana toda, nas quais se priviligia a escolha de alimentos frescos típicos da época, permite dispor de mais tempo livre, equilibrar a ingestão de nutrientes e poupar algum dinheiro.
Quando o cansaço começar a manifestar-se excessivamente e a sensação de vulnerabilidade se instalar, nada melhor do que consultar um médico e fazer análises antes de começar a tomar qualquer suplemento. Para desempenhos saudáveis e normais não devemos ambicionar viver acima dos nossos limites,  a meu ver, só faz sentido suplementar a nossa nutrição quando clinicamente se comprova essa necessidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário